Sesi/Senai

Prova Brasil/SAEB

As avaliações que compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básica de nosso país. As aplicações são realizadas a cada dois anos. A primeira aplicação do SAEB ocorreu em 1990 e da Prova Brasil em 2005. A partir de 2011, as escolas rurais com mais de 2?0 alunos nas séries avaliadas passam a participar das avaliações.

O SAEB é aplicado a estudantes, das redes públicas e privadas, da zona urbana e rural, do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio. Este sistema avaliativo é amostral, ou seja, apenas parte dos estudantes participam da prova.

A Prova Brasil é aplicada apenas a estudantes do Ensino Fundamental que cursam o 5º e 9º anos, das escolas públicas da área urbana e rural. Todos os estudantes matriculados nestas séries devem fazer a prova.

Através dos resultados obtidos nestas avaliações, tem-se um diagnóstico da educação brasileira, em larga escala, avaliando-se, assim, a qualidade de ensino do sistema educacional brasileiro. A partir dos dados obtidos, políticas públicas são estabelecidas visando à melhoria dos resultados e a promoção de uma educação de qualidade.

As avaliações são compostas de testes padronizados de Língua Portuguesa e Matemática e questionários socioeconômicos aplicados a estudantes de 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. Os questionários são respondidos, também, por professores e diretores das escolas, obtendo-se informações importantes sobre dados demográficos, perfil dos profissionais e condições de trabalho, aspectos que interferem decisivamente na qualidade educacional das escolas de nosso país.

Os resultados destas avaliações são disponibilizados a toda a sociedade que pode acompanhar a evolução do desempenho das escolas. Isto possibilita a participação de todos na busca pela melhoria da qualidade de ensino. As médias de desempenho subsidiam o cálculo do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Confira os exemplo e comentários clicando aqui