Renascimento: analisando imagens
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Ensino Médio |
ÁREA: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Habilidade: EM13CHS101 - Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
Matriz BNCC |
SEGMENTO: EJA - Ensino Médio |
ÁREA: Ciências Humanas e suas Tecnologias
Competência(s): C1 - Relacionar os elementos culturais que constituem as identidades dos diferentes grupos sociais a variados contextos histórico-geográficos
Habilidade: H06 - Criar ações de preservação dos diferentes patrimônios culturais, material e imaterial, e das identidades com base em princípios de igualdade e diversidade sociocultural
O recurso consiste em uma atividade de análise de fontes imagéticas, tendo como tema o Renascimento.
A atividade traz diferentes pinturas renascentistas, afim de fazer com que os estudantes aprendam a analisar e interpretar fontes históricas imagéticas. Por meio de atividades de análise e de comparação, os educandos devem ser capazes de relacionar as pinturas aos seus contextos históricos, bem como compreender os temas, as técnicas e as diferentes representações contidas nas obras artísticas. É importante que eles saibam que as imagens também se constituem como fontes históricas sobre um determinado período.