Absolutismo: características e principais teóricos
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Ensino Médio |
ÁREA: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Habilidade: EM13CHS101 - Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
Matriz BNCC |
SEGMENTO: EJA - Ensino Médio |
ÁREA: Ciências Humanas e suas Tecnologias
Competência(s): C1 - Relacionar os elementos culturais que constituem as identidades dos diferentes grupos sociais a variados contextos histórico-geográficos
Habilidade: H02 - Construir e aplicar conceitos de dominação e interação cultural (colonização, imperialismo e neocolonialismo) entre etnias, povos, grupos sociais ou Estados Nacionais, para explicar as relações de poder e ideologias em diferentes contextos histórico-geográficos
O texto apresenta as principais características do Absolutismo, bem como alguns aspectos do contexto e as teorias formuladas por diferentes pensadores sobre o assunto.
O texto pode ser utilizado como material explicativo sobre o assunto, como ferramenta de estudo ou como suporte para discussões e atividades. O docente deve apresentar e discutir o conceito de Absolutismo, entre os séculos 16 e 18, para, posteriormente, fazer ligações e comparações com outras formas autoritárias de se governar, como o próprio texto sugere. Cuidado para não cometer anacronismos, ao realizar tais comparações, haja vista que governos autoritários e "absolutos" existiram, durante muitos outros momentos da história, porém não da mesma forma como ocorreu, nos séculos 16, 17 e 18.