Joana D'Arc: a representação de uma heroína nacional
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Ensino Médio |
ÁREA: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Habilidade: EM13CHS504 - Analisar e avaliar os impasses ético-políticos decorrentes das transformações culturais, sociais, históricas, científicas e tecnológicas no mundo contemporâneo e seus desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos, grupos sociais, sociedades e culturas.
Matriz BNCC |
SEGMENTO: EJA - Ensino Médio |
ÁREA: Ciências Humanas e suas Tecnologias
Competência(s): C3 - Analisar aspectos relevantes das instituições sociais e políticas nas relações de poder em diferentes escalas e contextos histórico-geográficos
Habilidade: H11 - Construir conceitos sobre a natureza das desigualdades econômicas e sociais em diferentes contextos histórico-geográficos para explicar processos de legitimação da exclusão social, discriminação e exploração do trabalho
O texto apresenta alguns traços biográficos de Joana D'Arc, ressaltando sua participação na Guerra dos Cem Anos - entre França e Inglaterra.
O texto pode ser utilizado como material de estudos, para atividades e discussões em sala ou como suporte para explicações feitas pelo docente. A temática da formação dos Estados Nacionais pode ser trabalhada por meio da trajetória de Joana D'Arc. Além disso, o recurso possibilita que os estudantes compreendam, por trás dessa leitura heroicizante que a história e as obras memorialistas fizeram de Joana D'Arc, há interesses políticos. Joana foi posteriormente construída e divulgada como heroína da pátria francesa, não só pelo Estado, mas pela Igreja, que a canonizou, em 1920. O recurso pode proporcionar uma boa discussão sobre a relação entre história, memória e nação, nos séculos 19 e início do 20.