Atividades sobre a crise do século 14
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Anos Finais |
ÁREA: Ciências Humanas
Competência(s): Compreender a historicidade no tempo e no espaço, relacionando acontecimentos e processos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais, bem como problematizar os significados das lógicas de organização cronológica.
Habilidade: EF06HI14 - Identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços.
Matriz BNCC |
SEGMENTO: EJA - Anos Finais |
ÁREA: Ciências Humanas e suas Tecnologias
Competência(s): C1 - Compreender processos sociais utilizando conhecimentos histórico-geográficos
Habilidade: H05 - Interpretar realidades históricas e geográficas estabelecendo relações entre diferentes fatos e processos sócio-espaciais
O recurso reúne atividades de múltipla escolha e questões discursivas sobre a crise do século 14.
Por meio das questões propostas nesta atividade, é possível estudar e problematizar conceitos que têm sido repensados pela historiografia sobre a Idade Média. Ao realizar a atividade sobre a imagem, deve-se entender que se trata de uma produção imagética da época, precisando ser analisada como uma fonte histórica que representa algo sobre o período de sua fabricação. A última questão, que propõe a produção de um texto, deve ser feita com o auxílio do docente ou por meio de discussões em sala.