Locke e Hobbes: os direitos naturais
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Anos Finais |
ÁREA: Ciências Humanas
Competência(s): Compreender a historicidade no tempo e no espaço, relacionando acontecimentos e processos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais, bem como problematizar os significados das lógicas de organização cronológica.
Habilidade: EF08HI01 - Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.
Matriz BNCC |
SEGMENTO: EJA - Anos Finais |
ÁREA: Ciências Humanas e suas Tecnologias
Competência(s): C1 - Compreender processos sociais utilizando conhecimentos histórico-geográficos
Habilidade: H03 - Reconhecer mudanças e permanências nos processos sociais.
O recurso reúne um texto escrito por John Locke e outro sobre Thomas Hobbes que discutem a temática dos direitos naturais do homem. Ao final, são propostas algumas atividades.
O primeiro texto deve ser analisado como um documento histórico produzido no contexto das Revoluções Inglesas do século 17, já que são trechos redigidos pelo filósofo inglês John Locke. É possível propor as atividades disponíveis no recurso ou usar os textos como material explicativo sobre os direitos sociais e a política desenvolvida no contexto das Revoluções Inglesas. O docente deve auxiliar os estudantes a identificarem a relação entre as ideias dos autores e o contexto de produção delas. É preciso entender que a noção de direito natural proposta pelos autores, ainda que ficasse no plano das ideias, trouxe um novo olhar sobre os direitos que os homens deveriam ter.