A Revolução Moderna na Arte do século 20
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Ensino Médio |
ÁREA: Linguagens e suas Tecnologias
Habilidade: EM13LGG701 - Explorar tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), compreendendo seus princípios e funcionalidades, e utilizá-las de modo ético, criativo, responsável e adequado a práticas de linguagem em diferentes contextos.
Matriz BNCC |
SEGMENTO: EJA - Ensino Médio |
ÁREA: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Competência(s): C1 - Reconhecer a leitura como fonte de informação, utilizando-a como meio de acesso ao mundo do trabalho e dos estudos avançados, respondendo a diferentes propósitos comunicativos e expressivos.
Habilidade: H04 - Reconhecer a pluralidade de manifestações artísticas e culturais como possibilidades para a integração entre pessoas e entre diferentes grupos sociais e étnicos.
O texto aborda as principais modificações no panorama artístico europeu, na primeira metade do século 20. As características e particularidades da Arte Moderna são apresentadas de forma bastante clara.
A Arte Moderna, ou Modernismo, mudou todas as bases da arte no Ocidente. A revolução promovida pelos artistas modernos só é comparável àquela promovida por Giotto, no início do Renascimento. A cor, a forma, os temas e a própria forma de pensar, produzir, promover e vender arte são transformadas por gênios preocupados em produzir uma arte nova, sem as regras de nenhuma tradição artística. Neste texto, você pode compreender melhor este contexto artístico.