Industrialização e Revolução Industrial
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Anos Finais |
ÁREA: Ciências Humanas
Competência(s): Compreender a historicidade no tempo e no espaço, relacionando acontecimentos e processos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais, bem como problematizar os significados das lógicas de organização cronológica.
Habilidade: EF08HI03 - Analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas.
Matriz BNCC |
SEGMENTO: EJA - Anos Finais |
ÁREA: Ciências Humanas e suas Tecnologias
Competência(s): C4 - Compreender a organização econômica das sociedades contemporâneas e as mudanças no mundo do trabalho
Habilidade: H15 - Reconhecer a produção industrial como um fator determinante para o desenvolvimento econômico e social do Brasil
O texto apresenta o conceito de Revolução Industrial e suas diferentes significações, mostrando a especificidade desse processo na Europa a partir da Segunda metade do século 18.
Por meio deste recurso, é possível identificar as diferentes interpretações do conceito de Revolução Industrial, entendo-a como um processo muito antigo, mas que no século 18 assumiu a sua especificidade e ganhou novas dimensões. Além disso, o processo de industrialização não deve ser visto apenas como uma mudança econômica e tecnológica, mas também como uma transformação social e cultural nem sempre vantajosa para o meio ambiente e para os trabalhadores. Por meio desses eixos de discussão, o texto pode ser utilizado para se desenvolver atividades, debates e explicações sobre a temática.