O Renascimento: ideias, cultura e ciência
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Ensino Médio |
ÁREA: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Habilidade: EM13CHS101 - Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
Matriz BNCC |
SEGMENTO: EJA - Ensino Médio |
ÁREA: Ciências Humanas e suas Tecnologias
Competência(s): C1 - Relacionar os elementos culturais que constituem as identidades dos diferentes grupos sociais a variados contextos histórico-geográficos
Habilidade: H04 - Construir e aplicar o conceito de diversidade cultural e de identidade ao analisar as representações culturais de povos, etnias, grupos sociais e estados nacionais, como festas, músicas, imagens, religiosidade, arquitetura
O texto explica o que foi o Renascimento, identificando as produções renascentistas em suas diferentes fases, bem como elabora uma discussão sobre a mudança do pensamento ocidental propiciada por esse movimento.
Por meio do texto, pode-se elaborar atividades, discussões e explicações sobre o Renascimento cultural e científico ocorrido na Europa entre os séculos 14 e 16. O recurso apresenta uma discussão sobre o conceito de "Renascimento" e sobre suas diferentes produções e interpretações, tentando problematizar a noção de que esse movimento ficou restrito às camadas letradas e urbanas. A noção de que a Idade Média foi um período de "trevas" e de baixa produção cultural também é repensada, ao se analisar a formação do conceito "Renascimento".