Olá Visitante
Seja bem-vindo ao Portal SESI Educação
Texto
Reflexões sobre a crise do século 14
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Ensino Médio |
ÁREA: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Habilidade: EM13CHS204 - Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas.
Matriz BNCC |
SEGMENTO: EJA - Ensino Médio |
ÁREA: Ciências Humanas e suas Tecnologias
Competência(s): C1 - Relacionar os elementos culturais que constituem as identidades dos diferentes grupos sociais a variados contextos histórico-geográficos
Habilidade: H02 - Construir e aplicar conceitos de dominação e interação cultural (colonização, imperialismo e neocolonialismo) entre etnias, povos, grupos sociais ou Estados Nacionais, para explicar as relações de poder e ideologias em diferentes contextos histórico-geográficos
DESCRIÇÃO
O texto apresenta algumas características da crise medieval do século 14, bem como problematiza a forma como essa leitura do mundo medieval foi construída ao longo do século 20. 
O texto pode ser utilizado como material de explicação e reflexão, bem como um suporte para discussões e atividades. Além disso, pode ser manuseado pelos estudantes como um texto de recapitulação e estudo. O recurso aborda não somente o que foi a crise do século 14, mas a maneira como essa noção de crise e decadência do mundo medieval foi construída por pensadores do século 20. Dessa forma, o texto também ajuda os discentes a entenderem melhor a maneira como a História é construída, não somente pelo passado, mas pelo olhar do presente. 

Voltar

SESI - Departamento Nacional
SBN - Quadra 01 - Bloco C - Ed. Roberto Simonsen Brasília - DF - CEP 70040-903
Copyright © 2011 - 2025 - Todos os direitos reservados.