Arte Colonial Brasileira - Do Descobrimento Às Invasões
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Ensino Médio |
ÁREA: Linguagens e suas Tecnologias
Habilidade: EM13LGG701 - Explorar tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), compreendendo seus princípios e funcionalidades, e utilizá-las de modo ético, criativo, responsável e adequado a práticas de linguagem em diferentes contextos.
Matriz BNCC |
SEGMENTO: EJA - Ensino Médio |
ÁREA: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Competência(s): C1 - Reconhecer a leitura como fonte de informação, utilizando-a como meio de acesso ao mundo do trabalho e dos estudos avançados, respondendo a diferentes propósitos comunicativos e expressivos.
Habilidade: H04 - Reconhecer a pluralidade de manifestações artísticas e culturais como possibilidades para a integração entre pessoas e entre diferentes grupos sociais e étnicos.
O texto trata da Arte Colonial, no Brasil do descobrimento até as invasões holandesas do século 17. Ressalta a pintura, a escultura e arquitetura do início da colonização, com raras e preciosas imagens do período.
Este texto nos permite conhecer mais sobre a Arte Colonial no Brasil. Nos primeiros anos de colonização, a preocupação da Metrópole era defender o território dos invasores. De forma lenta, pouco a pouco, vão surgindo as construções e os centros urbanos, com suas igrejas, casas e prédios públicos. Uma arte precária e tímida começa a aparecer no Brasil através das mãos dos portugueses, povo que também não possuía grande tradição na arte, especialmente no que se refere à pintura.