Olá Visitante
Seja bem-vindo ao Portal SESI Educação
Texto
Proposta de Redação II
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Anos Finais |
ÁREA: Linguagens
Componente: Arte
Competência(s): Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.
Habilidade: EF09LP03 - Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado, assumindo posição diante de tema polêmico, argumentando de acordo com a estrutura própria desse tipo de texto e utilizando diferentes tipos de argumentos – de autoridade, comprovação, exemplificação princípio etc.
Matriz BNCC |
SEGMENTO: EJA - Anos Finais |
ÁREA: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Competência(s): C2 – Identificar as diferentes intencionalidades ao se apresentar um assunto e reconhecer que o uso de diferentes estratégias discursivas interfere no processo comunicativo.
Habilidade: H05 - Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: referência pronominal, sinonímia, coerência no uso de tempos verbais, na flexão em voz verbal e nos conectores intervocabulares e interparágrafos
DESCRIÇÃO
Este material propõe ao aluno a elaboração de um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema "Tecnologia da informação e as relações sociais no século XXI", em que deverá apresentar proposta de ação social que respeite os direitos humanos.
Sugere-se este recurso para a complementação dos estudos e práticas de produção de redação. Com base na leitura dos textos disponíveis no material e nos conhecimentos construídos ao longo da formação do aluno, ele terá que produzir um texto de forma coerente e coesa, utilizando argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Voltar

SESI - Departamento Nacional
SBN - Quadra 01 - Bloco C - Ed. Roberto Simonsen Brasília - DF - CEP 70040-903
Copyright © 2011 - 2025 - Todos os direitos reservados.