Entendendo os modelos atômicos - parte 4
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Ensino Médio |
ÁREA: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Habilidade: EM13CNT103 - Utilizar o conhecimento sobre as radiações e suas origens para avaliar as potencialidades e os riscos de sua aplicação em equipamentos de uso cotidiano, na saúde, no ambiente, na indústria, na agricultura e na geração de energia elétrica.
Matriz BNCC |
SEGMENTO: EJA - Ensino Médio |
ÁREA: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Competência(s): C1 - Compreender as ciências naturais e as tecnologias como construções humanas associadas à cultura dos povos e suas visões de mundo.
Habilidade: H02 - Construir conceitos científicos de energia, matéria, vida, transformação e sistema para explicar fenômenos naturais e procedimentos tecnológicos, especialmente os envolvidos na profissão e nos projetos desenvolvidos na elevação da escolaridade.
Aborda os experimentos relacionados ao estudo da luz e dos espectros descontínuos com a estrutura da eletrosfera do átomo e o modelo de Bohr. Discute as principais ideias da Física Quântica que caracterizam o modelo de Bohr e o modelo orbital (atual), além das propriedades quânticas do elétron e de outras partículas subatômicas.
É importante que os alunos procurem relacionar as linhas dos espectros descontínuos dos elementos, com o movimento do elétron no modelo de Bohr. Além disso, assistir ao interessante filme proposto sobre a Física Quântica e sobre a discussão Bohr versus Einstein, para facilitar o entendimento sobre o modelo atômico atual.