Olá Visitante
Seja bem-vindo ao Portal SESI Educação
Texto
Cinema na escola: Bróder
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Anos Finais |
ÁREA: Linguagens
Componente: Matemática
Competência(s): Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.
Habilidade: EF69AR31 - Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
Matriz BNCC |
SEGMENTO: EJA - Ensino Médio |
ÁREA: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Competência(s): C1 - Reconhecer a leitura como fonte de informação, utilizando-a como meio de acesso ao mundo do trabalho e dos estudos avançados, respondendo a diferentes propósitos comunicativos e expressivos.
Habilidade: H04 - Reconhecer a pluralidade de manifestações artísticas e culturais como possibilidades para a integração entre pessoas e entre diferentes grupos sociais e étnicos.
DESCRIÇÃO
A partir do filme "Bróder", o material possibilita discussões sobre vários assuntos: as múltiplas linguagens e aspectos geográficos da cidade de São Paulo, a relação entre pessoas de contextos sociais totalmente opostos, entre outras. As questões abordam também o próprio enredo do filme.
Sugere-se a realização das atividades como ferramenta para discussões que envolvem aspectos sociológicos - desigualdade social, relação espaço/tempo, formas de comunicação, ontem e hoje, etc. - e aspectos linguísticos - presença de gírias e a grande diversidade linguística na cidade de São Paulo.

Voltar

SESI - Departamento Nacional
SBN - Quadra 01 - Bloco C - Ed. Roberto Simonsen Brasília - DF - CEP 70040-903
Copyright © 2011 - 2025 - Todos os direitos reservados.