As famílias no Brasil colonial
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Ensino Médio |
ÁREA: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Habilidade: EM13CHS502 - Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.
Matriz BNCC |
SEGMENTO: EJA - Ensino Médio |
ÁREA: Ciências Humanas e suas Tecnologias
Competência(s): C3 - Analisar aspectos relevantes das instituições sociais e políticas nas relações de poder em diferentes escalas e contextos histórico-geográficos
Habilidade: H11 - Construir conceitos sobre a natureza das desigualdades econômicas e sociais em diferentes contextos histórico-geográficos para explicar processos de legitimação da exclusão social, discriminação e exploração do trabalho
O texto apresenta os diferentes formatos de família na sociedade colonial brasileira, apontando a dinâmica do núcleo familiar que envolve conflitos e solidariedades.
O texto pode ser utilizado como material explicativo, como base para atividades ou estudos individualizados. Por meio do recurso, é possível repensar o papel da família e mesmo das mulheres na sociedade colonial, atentando para a dinâmica familiar que era e ainda é multifacetada, conflituosa e solidária. Por meio deste material, pode-se problematizar o conceito de sociedade colonial patriarcal delineado por muitos intelectuais. O texto também pode ser usado como referência para debates sobre o tema da família e da mulher na atualidade.