Cinema na escola: O Velho - A história de Luiz Carlos Prestes
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Ensino Médio |
ÁREA: Linguagens e suas Tecnologias
Habilidade: EM13LGG101 - Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
Matriz BNCC |
SEGMENTO: EJA - Ensino Médio |
ÁREA: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Competência(s): C4 - Reconhecer aspectos das identidades em textos e manifestações artísticas e culturais, considerando as práticas sociais e as linguagens utilizadas.
Habilidade: H17 - Fazer uso de recursos linguísticos para apresentar seu ponto de vista.
A atividade proposta subsidia discussões sobre um longo recorte da História do Brasil que se inicia em contexto externos ao país, mas que reverberam internamente. O filme proposto é "O Velho - A história de Luiz Carlos Prestes".
Este documentário é sugerido pensando em seu potencial explicativo. Dois pontos podem ser explorados de forma muito rica: o detalhamento dos fatos, ilustrados com depoimentos, imagens de época, documentos; e a ênfase nas versões de um mesmo fato. Assim, após um primeiro contato teórico com o recorte temporal, assistir ao documentário poderá ser de grande valia no sentido da construção da noção de que, ao se relatar um evento, parte-se sempre de um lugar. A certa altura, isso é mostrado muito claramente: o depoimento de Luiz Carlos Prestes ressalta a ordem, a disciplina e o zelo moral buscado na Coluna Prestes, ao longo de sua existência. De outro lado, a jornalista Eliane Brum, relata eventos pontuais, descritos por pessoas que tiveram algum contato com os soldados da Coluna, que contradizem a fala de Prestes. Ou seja, apresentam-se versões para as narrativas históricas que nos permitem refletir sobre o conhecimento de qualquer evento histórico, que é sempre parcial porque parte de lugar de fala pontual.