Cinema na escola: Lamarca
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Anos Finais |
ÁREA: Linguagens
Componente: Matemática
Competência(s): Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.
Habilidade: EF69AR31 - Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
Matriz BNCC |
SEGMENTO: EJA - Anos Finais |
ÁREA: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Competência(s): C1 – Compreender as linguagens como veículos de comunicação e expressão das pessoas e dos povos, respeitando as diferentes manifestações culturais, inclusive a variedade linguística que caracteriza a comunidade dos falantes da Língua Portuguesa.
Habilidade: H02 - Compreender as características e as peculiaridades de formas de expressões das manifestações culturais e artísticas de diferentes estilos, épocas e culturas, contrastando seus recursos expressivos (gestualidade, musicalidade, equipamentos e materiais utilizados, acessórios, figurino etc.)
O filme proposto é uma efetiva oportunidade para a discussão de temas diversos pertinentes à Ditadura Militar vivenciada pelo Brasil por mais de 20 anos. Objetiva-se que o contato com o filme seja uma expansão de perspectiva sobre o contexto do Período da Ditadura Militar.
É importante que, inicialmente, os conceitos chaves relacionados ao mundo político, como por exemplo, esquerda e direita, ditadura, comunismo, capitalismo e socialismo, sejam amplamente discutidos. Após esse primeiro momento, é necessário fazer a conexão do enredo do filme ao contexto político nacional. O filme faz várias menções diretas à ideologia na qual o comunismo estava alicerçado. Merece destaque as cenas em que o personagem principal, Lamarca, deixa claro quais são suas motivações para permanecer no Brasil, relutando ao exílio. Há, também, a possibilidade de apresentar a história cubana, já que, em alguns momentos, o país é descrito por Lamarca como um ideal a ser alcançado, um país no qual a liberdade é fundamento principal. Inclusive, a relação direta que Lamarca estabeleceu com Che Guevara, ícone do comunismo na América Latina, fica muito clara em alguns diálogos do filme. Pode-se problematizar tal crença em uma liberdade irrestrita no modelo comunista, utilizando-se de depoimentos atuais de moradores do país, que são divulgados na Internet. Por fim, após assistir ao filme, sugere-se o preenchimento da ficha de acompanhamento, momento que pretende ser destinado à reflexão individual sobre o tema.