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Texto
Preconceito linguístico
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Ensino Médio |
ÁREA: Linguagens e suas Tecnologias
Competência(s): Compreender as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, cultural, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo suas variedades e vivenciando-as como formas de expressões identitárias, pessoais e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de preconceitos de qualquer natureza.
Habilidade: EM13LP10 - Analisar o fenômeno da variação linguística, em seus diferentes níveis (variações fonético-fonológica, lexical, sintática, semântica e estilístico-pragmática) e em suas diferentes dimensões (regional, histórica, social, situacional, ocupacional, etária etc.), de forma a ampliar a compreensão sobre a natureza viva e dinâmica da língua e sobre o fenômeno da constituição de variedades linguísticas de prestígio e estigmatizadas, e a fundamentar o respeito às variedades linguísticas e o combate a preconceitos linguísticos.
Matriz BNCC |
SEGMENTO: EJA - Ensino Médio |
ÁREA: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Competência(s): C1 - Reconhecer a leitura como fonte de informação, utilizando-a como meio de acesso ao mundo do trabalho e dos estudos avançados, respondendo a diferentes propósitos comunicativos e expressivos.
Habilidade: H01 - Ler textos em gêneros de variados aspectos discursivos que abordem o tema Mundo do Trabalho..
DESCRIÇÃO
O texto trata do preconceito linguístico em nossa sociedade, mostrando como ele pode excluir indivíduos que são participantes da formação da língua e tenta desmistificar certos padrões da linguagem.
Sugere-se este material como fonte de estudo para Língua Portuguesa e Geografia, já que privilegia as regiões do país, para o entendimento e discussão da necessidade do respeito mútuo dos falantes que criam e mantém a língua viva.

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