Cinema na escola: Abril despedaçado
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Ensino Médio |
ÁREA: Linguagens e suas Tecnologias
Habilidade: EM13LGG101 - Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
Matriz BNCC |
SEGMENTO: EJA - Ensino Médio |
ÁREA: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Competência(s): C1 - Reconhecer a leitura como fonte de informação, utilizando-a como meio de acesso ao mundo do trabalho e dos estudos avançados, respondendo a diferentes propósitos comunicativos e expressivos.
Habilidade: H04 - Reconhecer a pluralidade de manifestações artísticas e culturais como possibilidades para a integração entre pessoas e entre diferentes grupos sociais e étnicos.
O material apresenta possibilidades de uso didático do filme "Abril despedaçado", produzido em 2011 por Walter Salles.
O filme se passa em um contexto e espaço muito específicos. Trata-se do período republicano, nas primeiras décadas de sua existência. Além disso, o sertão Brasileiro é o local no qual a trama se encena. A partir dessa temporalidade específica pode-se abordar o tema da política no início da república no Brasil, dos diversos conflitos e sedições que se deram no período de consolidação do regime republicano no Brasil. Além disso, o filme demonstra o papel protagonista dos chamados coronéis no contexto citado. Pode-se abordar as contradições de um regime que se queria democrático, mas no qual o poder dos mais fortes se fazia valer através da força. É possível ainda construir, a partir da obra, a dimensão das diferenças gritantes que existem entre as variadas regiões brasileiras.