Olá Visitante
Seja bem-vindo ao Portal SESI Educação
Texto
Atividade 02: Discurso direto e indireto
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Anos Finais |
ÁREA: Linguagens
Componente: Arte
Competência(s): Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.
Habilidade: EF67LP30 - Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir os discursos direto e indireto.
Matriz BNCC |
SEGMENTO: EJA - Anos Finais |
ÁREA: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Competência(s): C2 – Identificar as diferentes intencionalidades ao se apresentar um assunto e reconhecer que o uso de diferentes estratégias discursivas interfere no processo comunicativo.
Habilidade: H04 - Compreender as possibilidades e intenções das linguagens verbal, corporal e artística na criação e execução de projetos coletivos, para planejar ações colaborativas
DESCRIÇÃO
O objetivo desta atividade é a sistematização do conteúdo discurso direto e indireto. Tal conteúdo é importante para a compreensão e diferenciação das vozes no texto e o trânsito que estas ocupam na formação do discurso.
Esta atividade pode ser utilizada como ferramenta avaliativa ou como atividade em sala de aula. 

Voltar

SESI - Departamento Nacional
SBN - Quadra 01 - Bloco C - Ed. Roberto Simonsen Brasília - DF - CEP 70040-903
Copyright © 2011 - 2025 - Todos os direitos reservados.