Colonização Ibérica e Colonização Inglesa: uma breve comparação
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Ensino Médio |
ÁREA: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Habilidade: EM13CHS603 - Analisar a formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências políticas e de exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos (Estado, poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc.).
Matriz BNCC |
SEGMENTO: EJA - Ensino Médio |
ÁREA: Ciências Humanas e suas Tecnologias
Competência(s): C1 - Relacionar os elementos culturais que constituem as identidades dos diferentes grupos sociais a variados contextos histórico-geográficos
Habilidade: H02 - Construir e aplicar conceitos de dominação e interação cultural (colonização, imperialismo e neocolonialismo) entre etnias, povos, grupos sociais ou Estados Nacionais, para explicar as relações de poder e ideologias em diferentes contextos histórico-geográficos
O texto apresenta uma discussão sobre os diferentes tipos de colonização ocorridos na América, trazendo problematizações que questionam a tradicional dicotomia entre colônias de exploração e colônias de povoamento.
A partir do texto, os estudantes devem ser capazes de compreender e identificar os fatores que contribuíram para a formação dos diferentes tipos e projetos de colonização na América. O objetivo do texto é romper com a visão tradicional, que explica a atual situação dos países americanos por meio da etnia dos colonizadores e da dicotomia entre colônias de povoamento e colônias de exploração. A situação é mais complexa e requer argumentações menos polarizadas, como essas que têm perdurado no imaginário social e mesmo intelectual.