Eles despertaram para salvar a Terra
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Anos Finais |
ÁREA: Ciências da Natureza
Habilidade: EF09CI12 - Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionados.
Matriz BNCC |
SEGMENTO: EJA - Anos Finais |
ÁREA: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Competência(s): C5 - Identificar e relacionar causas e consequências da degradação ou preservação do ambiente.
Habilidade: H27 - Reconhecer a relação de mão-dupla entre necessidades sociais e evolução das tecnologias, valorizando a manutenção e a melhoria das condições de saúde, a qualidade de vida e a conservação dos ecossistemas naturais
O texto apresenta, de forma sucinta, a linha do tempo sobre a história das questões ambientais e do surgimento da educação ambiental. São destacadas as principais conferências, acordos e tratados que deram origem aos movimentos e ações de preservação e conservação do planeta.
Este texto pode ser utilizado em discussões, como fonte de pesquisa e demais atividades que tenham como tema central os movimentos ambientais surgidos no século 20 e que tinham como principal objetivo a elaboração de ações que minimizassem os impactos no planeta, gerados pelos graves problemas ambientais sofridos em todo o mundo.