Olá Visitante
Seja bem-vindo ao Portal SESI Educação
Texto
Escravidão indígena e africana e suas formas de resistência
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Anos Finais |
ÁREA: Ciências Humanas
Competência(s): Compreender a historicidade no tempo e no espaço, relacionando acontecimentos e processos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais, bem como problematizar os significados das lógicas de organização cronológica.
Habilidade: EF07HI09 - Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência.
Matriz BNCC |
SEGMENTO: EJA - Anos Finais |
ÁREA: Ciências Humanas e suas Tecnologias
Competência(s): C2 - Compreender o processo histórico de formação da sociedade, da produção do território, da paisagem e do lugar no Brasil
Habilidade: H08 - Analisar a formação da sociedade brasileira considerando as dinâmicas dos fluxos populacionais
DESCRIÇÃO
O texto discute pontos de grande relevância sobre a escravidão: os tipos de escravidão, as características no Brasil, as formas de resistência dos escravos, entre outros.
A partir deste texto, é possível conhecer alguns aspectos sobre a escravidão no Brasil: a primeira mão de obra utilizada na América Portuguesa, que foi a indígena, as peculiaridades desse tipo de escravidão e os conflitos que dela advieram, bem como a escravidão dos negros africanos e as ações de resistência, as quais até pouco tempo não eram discutidas, frisando apenas os aspectos tidos como aculturação ou simplesmente dominação. Por fim, uma reflexão é proposta para compreendermos que a escravidão não é algo que esteve restrito ao passado. Ainda hoje, encontramos formas de trabalho que se assemelham às condições oferecidas aos escravos, sem, contudo, virem acompanhadas pelo aspecto da diferença étnica.

Voltar

SESI - Departamento Nacional
SBN - Quadra 01 - Bloco C - Ed. Roberto Simonsen Brasília - DF - CEP 70040-903
Copyright © 2011 - 2025 - Todos os direitos reservados.