Olá Visitante
Seja bem-vindo ao Portal SESI Educação
Texto
Atividade Prática - Estudando a água - parte 34
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Anos Iniciais |
ÁREA: Ciências da Natureza
7 0 Habilidade: EF05CI02 - Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).
DESCRIÇÃO
O presente trabalho constitui parte de uma sequência de aulas práticas sobre as principais propriedades da água e suas inteirações com outras substâncias, usando materiais de fácil obtenção. Os trabalhos abordam o entendimento científico de diversos fenômenos cotidianos relacionados à água, inerentes às questões ambientais, industriais, culinárias, medicinais e outras. A parte 34 explica detalhadamente o experimento da parte 33. Para isso, trata da absorção e liberação natural de energia das substâncias que mudam de estado físico, usando comparações com o funcionamento de um aerossol, ou seja, discute não somente as variações de pressão envolvidas, mas também o calor absorvido e liberado nessas transformações. 
ORIENTAÇÃO PARA ESTUDO
O estudante deve procurar relacionar os fatos do cotidiano e os resultados vivenciados nos experimentos, com os princípios científicos abordados, especialmente as explicações baseadas na teoria atômico-molecular.

Voltar

SESI - Departamento Nacional
SBN - Quadra 01 - Bloco C - Ed. Roberto Simonsen Brasília - DF - CEP 70040-903
Copyright © 2011 - 2024 - Todos os direitos reservados.