Olá Visitante
Seja bem-vindo ao Portal SESI Educação
Texto
Atividade Prática - Estudando a água - parte 27
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Ensino Médio |
ÁREA: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
0 Habilidade: EM13CNT102 - Realizar previsões, avaliar intervenções e/ou construir protótipos de sistemas térmicos que visem à sustentabilidade, considerando sua composição e os efeitos das variáveis termodinâmicas sobre seu funcionamento, considerando também o uso de tecnologias digitais que auxiliem no cálculo de estimativas e no apoio à construção dos protótipos.
DESCRIÇÃO
O presente trabalho constitui parte de uma sequência de aulas práticas sobre as principais propriedades da água e suas inteirações com outras substâncias, usando materiais de fácil obtenção. Os trabalhos abordam o entendimento científico de diversos fenômenos cotidianos relacionados à água, inerentes às questões ambientais, industriais, culinárias, medicinais e outras. A parte 27 explica o funcionamento do primeiro barômetro, que usa a coluna de mercúrio de Torricelli, além de propor a construção de um barômetro de água, para a medição da altitude local.
ORIENTAÇÃO PARA ESTUDO
O estudante deve procurar relacionar os fatos do cotidiano e os resultados vivenciados nos experimentos, com os princípios científicos abordados, especialmente as explicações baseadas na teoria atômico-molecular. 

Voltar

SESI - Departamento Nacional
SBN - Quadra 01 - Bloco C - Ed. Roberto Simonsen Brasília - DF - CEP 70040-903
Copyright © 2011 - 2024 - Todos os direitos reservados.