Olá Visitante
Seja bem-vindo ao Portal SESI Educação
Texto
Atividade prática - Reconhecendo gases do cotidiano - Parte 1: efeito estufa
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Ensino Médio |
ÁREA: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
0 Habilidade: EM13CNT102 - Realizar previsões, avaliar intervenções e/ou construir protótipos de sistemas térmicos que visem à sustentabilidade, considerando sua composição e os efeitos das variáveis termodinâmicas sobre seu funcionamento, considerando também o uso de tecnologias digitais que auxiliem no cálculo de estimativas e no apoio à construção dos protótipos.
DESCRIÇÃO
Vivenciar alguns experimentos que envolvem as propriedades dos principais gases inorgânicos do cotidiano, que permitem identificá-los, bem como reconhecer a participação deles em importantes processos naturais como a combustão, a respiração, a corrosão ácida de metais etc. O entendimento sobre os principais gases do cotidiano está diretamente envolvido com a vivência dos fenômenos dos quais eles participam, sejam nos aspectos ambientais, energéticos ou biológicos. A participação dos gases nesses fenômenos é bastante explorada nas avaliações de química, biologia, física, geografia, além de muito comuns nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
ORIENTAÇÃO PARA ESTUDO
Um dos processos biológicos mais importantes é a respiração, processo quimicamente inverso à fotossíntese. O maior equilíbrio ecológico do nosso planeta é justamente esse: enquanto os vegetais fabricam matéria orgânica e gás oxigênio, captando a energia solar, dióxido de carbono do ar e água do solo, por outro lado os animais utilizam essa matéria orgânica como alimento e captam o oxigênio para queimar esse alimento e produzir energia para si. Para melhor fixação deste conteúdo, os alunos trabalharão com experimentação de como medir o efeito estufa, além de resolver exercícios.

Voltar

SESI - Departamento Nacional
SBN - Quadra 01 - Bloco C - Ed. Roberto Simonsen Brasília - DF - CEP 70040-903
Copyright © 2011 - 2024 - Todos os direitos reservados.