Olá Visitante
Seja bem-vindo ao Portal SESI Educação
Texto
Fundação do 1º Jornal do Brasil
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Ensino Médio |
ÁREA: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
0 Habilidade: EM13CHS106 - Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
DESCRIÇÃO
O texto aborda a criação do primeiro jornal impresso no Brasil, a Gazeta do Rio de Janeiro, cujo objetivo era difundir as ideias da Corte e exaltá-la. O texto ainda aborda as características desse jornal e algumas curiosidades.
ORIENTAÇÃO PARA ESTUDO
Sugira a leitura do texto, em grupos ou em duplas, e solicite aos alunos que listem os aspetos que considerarem mais importantes. O texto sugere o acesso a um site em que se encontram as publicações do periódico. Oriente os alunos para que o acessem, levantando outras características do jornal, a linguagem da época e a grafia de palavras. Outra sugestão interessante é fazer uma visita a um jornal da cidade para observar todas as fases de produção de um periódico.

Voltar

SESI - Departamento Nacional
SBN - Quadra 01 - Bloco C - Ed. Roberto Simonsen Brasília - DF - CEP 70040-903
Copyright © 2011 - 2024 - Todos os direitos reservados.