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Engenhos do açúcar: história e memória
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Ensino Médio |
ÁREA: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
0 Habilidade: EM13CHS302 - Analisar e avaliar criticamente os impactos econômicos e socioambientais de cadeias produtivas ligadas à exploração de recursos naturais e às atividades agropecuárias em diferentes ambientes e escalas de análise, considerando o modo de vida das populações locais - entre elas as indígenas, quilombolas e demais comunidades tradicionais -, suas práticas agroextrativistas e o compromisso com a sustentabilidade.
DESCRIÇÃO
O recurso consiste em uma atividade de análise de fontes imagéticas e textuais sobre as funções do engenho, tanto no passado quanto no presente da história do Brasil.
ORIENTAÇÃO PARA ESTUDO
O objetivo da atividade é analisar não somente a função econômica e social dos engenhos no período colonial, mas os usos memoriais e políticos desses espaços no presente. A construção da memória do passado brasileiro tem objetivos políticos e culturais que devem ser estudados e questionados. O que os engenhos representam hoje? Quem eles representam e o que mostram sobre a nossa história? Por que transformar os antigos engenhos em museus? Estas problemáticas devem guiar a resolução das atividades e as análises de fontes (imagéticas e textuais). É importante perceber, a partir dos engenhos coloniais e da construção atual de sua memória, os artefatos culturais que advieram dessa micro-sociedade, atentando também para os aspectos negativos dessa herança imaterial: como uma estrutura social patriarcalista, autoritária e desigual que ainda circula em nosso país.

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