O filme é uma animação que aborda diversas questões históricas, proporcionando discussões sobre alguns eventos da História do Brasil, bem como sobre a História enquanto um campo científico.
Inicialmente, após identificar os eventos vivenciados pelo personagem ao longo da História do Brasil, pode-se situá-los dentro da periodização convencionada. Com isso, será possível demonstrar como a História buscou meios para tornar-se mais facilmente compreensível. Em um primeiro momento, o personagem vive no Brasil Colônia, ou América Portuguesa, como índio de uma tribo nativa. Num segundo momento, passa pelo Brasil Império, vivenciando um dos mais conturbados períodos políticos da existência do país. As constantes ameaças de fragmentação do território, a falta de coesão nacional, os problemas de ordem econômica, sem dizer, o mal-estar social que algumas diretrizes do país, como por exemplo, a escravidão, causavam em alguns setores da sociedade, eram apenas alguns dos problemas enfrentados na manutenção da unidade do Império. Por fim, o relato sobre a ditadura, já no período chamado de Brasil República. Este se estende até os dias atuais. Algumas falas do personagem principal podem ser ressaltadas para a discussão teórica da História. Por exemplo: em algum momento diz-se que é preciso conhecer o passado. Tal fala remete-nos à discussão sobre a capacidade pedagógica da história, discutida por autores como Jörn Rüssen, Reinhart Koselleck e outros. É possível utilizar o passado como parâmetro para a atuação no presente? O fato de ter vivido em épocas passadas fez com que nosso personagem deixasse de cometer as mesmas falhas movido por um amor inalcançável?