Olá Visitante
Seja bem-vindo ao Portal SESI Educação
Texto
Cinema na Escola - Vida de menina
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Anos Finais |
ÁREA: Linguagens
3 0 Habilidade: EF69AR31 - Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
DESCRIÇÃO
A atividade proposta permitirá a elaboração de reflexões sobre aspectos socioculturais e econômicos do século 19. O filme proposto tem como protagonista Helena Morley e é inspirado na obra literária "Minha Vida de Menina", da poetisa Alice Dayrell Caldeira Brant, escrito com base nas anotações de seu diário durante sua juventude na cidade de Diamantina.
ORIENTAÇÃO PARA ESTUDO
Ao longo do filme várias reflexões sobre a diversidade cultural do Brasil podem ser elaboradas. O convívio de povos de origem diversa –- os negros, os europeus, representados pelos ingleses no filme e os brasileiros - –demonstra a adaptação e o conflito decorrentes dessa situação. O aspecto da religião não pode passar sem ser notado. As relações econômicas com ingleses foi uma realidade latente. No entanto, deve-se pensar nos impasses advindos das crenças religiosas –- uma nação protestante, outra, predominantemente católica. É possível, a partir da experiência demonstrada pelo filme, estender a reflexão para pensar essa mesma tensão quanto à crença religiosa, aplicada aos negros africanos. Os ingleses mantiveram, via de regra, sua crença original. E os negros? Como suas crenças foram tratadas serem trazidos para o Brasil? Não podemos deixar de nos deter às cenas que tratam da situação dos escravos recém-libertos. Ao longo do filme o tema é retomado, não deixe de se atentar para esse fato social. 

Voltar

SESI - Departamento Nacional
SBN - Quadra 01 - Bloco C - Ed. Roberto Simonsen Brasília - DF - CEP 70040-903
Copyright © 2011 - 2024 - Todos os direitos reservados.