Créditos: NASA/JPL-Caltech
Descrição do planeta:
Marte também é chamado de Planeta Vermelho por sua cor avermelhada. Seu nome teve origem em homenagem ao deus da guerra. à o planeta mais estudado na antiguidade e foi através das pesquisas de Johannes Keppler (1571-1630) e das observações de Tycho Brahe (1546-1601) que descobriram as leis que regem os movimentos planetários.
Marte é um planeta árido, rochoso, frio e aparentemente sem vida. Ele é semelhante a um deserto. A sua estrutura é bem parecida com a do planeta Terra. Possui calotas polares e nuvens em suas estações, vulcões, cânions e clima reconhecÃveis. Foram identificados em sua atmosfera, Ãons de Ferro, Dióxido de Carbono, Nitrogênio, Oxigênio e Monóxido de Carbono. Estudos revelaram que Marte é um planeta volátil e por isso continua impressionando os cientistas a cada missão. Ele é o único planeta além da Terra que podemos falar sobre clima. A partir das análises dos dados, os pesquisadores puderam distinguir estações variadas semelhantes à s do nosso planeta. O que difere as estações marcianas das terrestres são a quantidade de dias no ano e o número de horas do dia. Em Marte o ano tem quase o dobro dos dias da Terra e as horas marcianas são 24h36 minutos. Nesse caso, as estações em Marte têm em média o dobro das estações terrestres.
Marte possui dois satélites: Phobos e Deimos. O Phobos é o mais próximo do planeta.
Para que possamos entender melhor os estudos sobre Marte, foram descobertos alguns lugares que possuem caracterÃsticas parecidas com as dele. São eles:
• Death Valley, Califórnia, onde a cratera Ubehebe e Mars Hill têm CaracterÃsticas geológicas semelhantes à s de Marte.
• Mono Lake, Califórnia, que é um lago evaporativo de 700.000 anos de idade, que se compara a Cratera Gusey, uma bacia em Marte, onde a água uma vez foi provável.
• Canalizado Scabland em Washington, onde inundações catastróficas varreram a Terra; muito parecido com o que aconteceu há muito tempo na planÃcie de inundação de Ares Vallis, onde Mars Pathfinder desembarcou.
• Permafrost na Sibéria, no Alasca e na Antárdida, onde existe gelo subterrâneo e pequenas formas de vida.
• Vulcões no HavaÃ, que são como os de Marte, embora muito menores.
Sabemos que ainda existem inúmeras questões a serem respondidas sobre o planeta Marte e a NASA continua com as suas intensas pesquisas porque desejam desvendar se já houve vida humana no planeta vermelho.
Informações recentes:
• O projeto Haughton Mars Project (HMP) da NASA faz parte de uma instalação internacional interdisciplinar de pesquisa de campo localizada na maior ilha desabitada do mundo, a Ilha de Devon. Trata-se de um cenário de deserto polar e clima severo do Alto Ãrtico canadense que foi escolhido para imitar as condições ambientais que os astronautas possivelmente encontrarão em Marte. Foi testado protótipos de astronautas em 26 de julho e 3 de agosto de 2000. As caracterÃsticas do lugar foram detalhadamente avaliadas para que a pesquisa fosse um sucesso. Devido as temperaturas de congelamento, o isolamento e o afastamento, os cientistas teriam oportunidades de pesquisas profundas e marcantes. A ilha de Devon possui fatores de destaque para o desenvolvimento da pesquisa: o ciclo do dia e da noite no Ãrtico, as capacidades restritas de logÃstica e comunicação. Um grande desafio para os pesquisadores envolvidos no projeto.
• Em 2020 a NASA pretende enviar astronautas em uma missão que durará um ano para que eles possam testar o profundo espaço de Marte, seu terreno e as possibilidades de habitação e adaptação no planeta. Na sua viagem recente a Marte, a NASA objetiva enviar seres humanos para o planeta vermelho na década de 2030. Tudo está bem encaminhado para que os futuros exploradores humanos possam matar suas curiosidades e promover mais descobertas desse planeta desafiador. As pesquisas avançam estudando os possÃveis recursos que possam existir em Marte, incluindo oxigênio.
• Em relação a parte da robótica, a exploração em Marte está envolvida em três grandes desafios à medida que os seres humanos se movem mais distantes da Terra: Earth Reliant, Proving Ground e Earth Independent. A exploração de Reliant da Terra é focalizada na pesquisa a bordo da Estação Espacial Internacional. Na estação há um laboratório de microgravidade que serve como banco de ensaio de classe mundial para o uso das tecnologias e sistemas de informação necessários para as missões humanas no espaço profundo. O objetivo é que os astronautas aprendam tudo o que é preciso para viver e trabalhar no espaço por longos perÃodos de tempo. O aprendizado será útil para eles compreenderem da mudança do corpo no espaço e também como eles poderão proteger a saúde. Depois vão ser feitos os testes no âespaço cislunarâ. O espaço foi criado para identificar as capacidades que precisamos para viver e trabalhar em Marte.
Fontes:
https://www.nasa.gov/exploration/humanresearch/analogs/research_info_analog-haughton.html
http://www.siteastronomia.com/planeta-marte
https://seuhistory.com/noticias/uma-das-luas-de-marte-esta-se-quebrando-afirma-estudo-da-nasa
http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/04/nasa-detecta-metal-na-atmosfera-de-marte.html
http://www.cdcc.sc.usp.br/cda/aprendendo-basico/sistema-solar/marte-3-vistas.jpg
http://www.cdcc.sc.usp.br/cda/aprendendo-basico/sistema-solar/marte.html