Créditos: NASA/JPL/Space Science Institute
Descrição do planeta:
Cientista comprovaram a presença de anéis em alguns planetas, mas nenhum se tornou tão conhecido como os anéis de Saturno; formados por uma abundância de gelo.
A visão dos anéis de Saturno pode variar segundo sua posição em relação a órbita da Terra, parecendo um disco voador ou até mesmo um planeta com linhas laterais. Os estudos mostram que, na verdade, são grandes grupos de anéis que se originaram devido a frequentes choques entre eles.
Saturno é o último planeta visto a olho nu. Através das primeiras pesquisas feitas pelas sondas Pioneer 11 e Voyager 1 e 2, descobriu-se que Saturno tem um formato achatado e é o segundo maior planeta do Sistema Solar.
Esse planeta de esfera maciça possui baixa temperatura em sua atmosfera. Em sua composição verificou-se a presença dos elementos hélio, hidrogênio e amônia. Em pequenas quantidades aparecem neônio, argônio, metano amonÃaco, ozônio, anidrido sulforoso e os corantes fosfina e propano. Acredita-se que as colorações como branco e marrom são explicadas pela presença de amônia congelada e hidrosulfeto de amônia.
Saturno ainda tem muito a revelar além dos seus anéis. Sabe-se da presença de 53 luas e outras nove que ainda aguardam mais pesquisas para sua confirmação. Cada lua de Saturno conta muitas histórias; como a presença de uma cobertura de nuvens na atmosfera de TiTã, ou a cratera observada em Phoebe, lua que orbita Saturno em direção contrária as órbitas das outras luas.