Olá Visitante
Seja bem-vindo ao Portal SESI Educação
Lua
Créditos: NASA/Joel Kowsky
Descrição do planeta:
Dentre as várias Luas existentes no Sistema Solar, como as Luas de Júpiter, a Lua do planeta Terra foi a única que recebeu a visita do homem em seu solo.

É provável que a Lua, um satélite natural da Terra, tenha sido formada depois que um corpo celeste, de tamanho considerável, colidiu com o planeta Terra há quase 4,5 bilhões de anos. Dessa formação vieram também as influências da Lua sobre o planeta Terra como as marés, o clima e as ondulações em seu próprio eixo.

Ao olhar para o céu e visualizar esse corpo luminoso, não é possível perceber que a Lua está se afastando da Terra. Além da enorme distância entre a Lua e a Terra, a verdade é que, lentamente, essa distância vai aumentando cerca de uma polegada por ano. Nos dias de hoje, considerando essa distância, seria possível colocar 30 planetas do tamanho da Terra entre os dois corpos celestes.

A estrutura da Lua é formada por um núcleo, o manto e a crosta.
A parte sólida do núcleo é rica em ferro. Em sua parte líquida encontramos ferro e na outra parte que a envolve também encontramos ferro fundido.
O manto pode ser feito de minerais como a olivina e o piroxênio, constituídos por átomos de magnésio, ferro, silício e oxigênio. Os vulcões da Lua não entram em erupção há milhões de anos.

Todos os estudos feitos nas diversas missões até a Lua não apontaram a presença de seres vivos por lá. Sabemos que muito se tem feito para que a presença do homem na Lua aconteça, através de ônibus espaciais. Por enquanto são os investimentos em pesquisas, em tecnologia e as novas descobertas que aproximam a Lua dos seres humanos.
Dados gerais sobre o planeta:
Que lugar ocupa no Sistema Solar: Satélite natural que orbita o planeta Terra
Diâmetro: 2,413,402.16 km
Possui massa: 7.3477 x 1022 kg
Temperaturas: núcleo: 1.500º C - -233/123 °C
Período de rotação: A lua executa uma volta ao redor do nosso planeta a cada 27,322 dias, e sua mudança relativa de posição em relação ao Sol provoca seu ciclo de fases.
Distância média da Terra:384.400 km
Informações recentes:
Em 2009, a sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), verificou que o ponto mais frio do Sistema Solar se encontrava na Lua, especificamente, em uma cratera que nunca recebe a luz do sol.

As duas últimas missões à Lua aconteceram no ano de 2013. Na primeira missão a NASA foi responsável por coletar mais informações sobre a estrutura da atmosfera lunar. Na segunda, a China levou até o solo lunar uma nave espacial para implantar o roteador Yutu de Chang'e 3.
Galeria de imagens
Fontes:
Conheça outros astros
  • Mercúrio
    Mercúrio
  • Vênus
    Vênus
  • Terra
    Terra
  • Marte
    Marte
  • Jupiter
    Júpiter
  • Saturno
    Saturno
  • Urano
    Urano
  • Netuno
    Netuno
  • Lua
    Lua
  • Sol
    Sol

SESI - Departamento Nacional
SBN - Quadra 01 - Bloco C - Ed. Roberto Simonsen Brasília - DF - CEP 70040-903
Copyright © 2011 - 2021 - Todos os direitos reservados.